Pular para o conteúdo principal

Colore & Ars - Solamente Tango

 

Solamente Tango terá duas apresentações em Uberaba

 

Amor, paixão, sedução e desilusões amorosas serão traduzidos nos característicos movimentos do tango

 A população de Uberaba está perto de assistir a um grande espetáculo de dança. Trata-se do projeto "Solamente Tango", que será apresentado no dia 3 de dezembro às 20h, e no dia 4 de dezembro às 15h, no auditório Turmalina da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), localizado na avenida Getúlio Guaritá, 159, bairro Abadia (Centro Educacional). O evento será gratuito, mas quem puder, pode doar 1kg de alimento ou 1 litro de leite. Outro fator interessante, é quanto à inclusão que o espetáculo vai proporcionar, com audiodescrição e intérprete de libras.

De acordo com a dançarina Nilza Coqueiro Pires de Sousa, que faz parte do casal que está à frente do projeto, Nilza y Pablito, o objetivo é de difundir a arte do Tango, muito apreciado no cenário argentino, por meio de coreografias tradicionais e modernas. “O espetáculo expressa sentimentos e emoções, como amor, paixão, sedução e desilusões amorosas, traduzidos nos característicos movimentos do tango, como enlaces, enrosques, ganchos, cortes e quebradas”, explica.

Foto: Artur Carvalho

Ela lembra que o Tango é uma das expressões artísticas mais emblemáticas da cultura argentina e patrimônio imaterial da humanidade reconhecido pela Unesco. No entanto, no Brasil seu acesso ainda é limitado a nichos específicos. "Solamente Tango" visa a ampliar esse alcance, proporcionando ao público de Uberaba (MG) a oportunidade de vivenciar a intensidade e a sofisticação desse estilo de dança. “O espetáculo contribui para a democratização da cultura e incentiva o aprendizado e a apreciação da dança”, reforça.

Este projeto foi aprovado no Edital PNAB 10/2024 – Circulação de Espetáculo, da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais – Secult/MG, e do Ministério da Cultura – Governo Federal.

Foto: Artur Carvalho


Programação

1°- Casal Nilza y  Pablito

Coreografia: Mala junta

2°- POEMA: Adiós Nonino – Astor Piazzolla

Declamação por: Emanuele e Letícia

3°- Casal Nilza y  Pablito

Coreografia: Gallo ciego

4°- Estúdio de Dança Raque Laranjo

Coreografia: Oblivion

5°- Casal Nilza y  Pablito

Coreografia: Libertango

6°- POEMA Libertango – Astor Piazzolla

Declamado por: Emanuele e Letícia

7°- Casal Nilza y  Pablito

Coreografia: Por una cabeza

8°- POEMA Balada Para Un Loco - Horacio Ferrer e Astor Piazzolla

Declamação por: Emanuele e Letícia

9º- Casal Nilza y  Pablito

Coreografia: La cumparsita

10º- Grupo Artístico DNA/ UFTM - Casal Julia e Bruno

Coreografia: Ojos negros

11º- Casal Nilza y  Pablito

Coreografia: Milonga de Mis Amores

 

FICHA TÉCNICA DO ESPETÁCULO SOLAMENTE TANGO

Coordenação Geral

Nilza Coqueiro Pires de Sousa

Direção Artística e Coreografia

Nilza y Pablito

Produção Executiva

Valdíria Souza Fernandes

Coordenação Técnica e Iluminação

Marcos Farrapo Fernandes

Assessoria Técnica de Som

Alexandre Rincon

Operação de Som

Thiago Mendes

Assistente de Palco

Kamilla Mendes Neves

Apresentadoras

Emanuele Souza Silva e Letícia Aleixo Pereira

Elenco / Apresentações Especiais

Casal Nilza y Pablito

Estúdio de Dança Raquel Laranjo: Maria Raquel Laranjo Cardoso

Grupo Artístico Dança na Alma (DNA/UFTM): Júlia e Bruno 

Intervenções Poéticas – Emanuele Souza Silva e Letícia Aleixo Pereira

Assessoria de Comunicação

Pituca Ferreira

Design e Criação da Identidade Visual

INAG Criativas

Social Media

INAG Criativas

Fotografia

Arthur Carvalho

Filmagem

Raphael Arduini e Marcelo Henrique Pereira

Intérprete de Libras

Ariany Palhares

Audiodescrição

Kate Árabe

Recepção

Gabriela Custódio

Mariana de Oliveira Fernandes 

Apoio

Aparecida Beatriz de Oliveira

Elizandra Zeulli

Suziane Peixoto dos Santos

 

REALIZAÇÃO

Realização do programa de Extensão Dançando na UFTM, Centro Cultural UFTM aprovado no Edital PNAB 10/2024 – Circulação de Espetáculo, da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais – Secult/MG, e do Ministério da Cultura – Governo Federal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Colore & Ars - Corpófera

  TEU será palco para Temporada Corpófera Depois de apresentações fora de Uberaba, espetáculo chega ao seu habitat natural: o Cerrado O espetáculo Corpófera, de autoria da cofundadora da Cia de Teatro Flores Nômades, e também intéprete, Danielen Brandão, tem temporada já marcada em Uberaba em novembro, com apresentações no Teatro Experimental de Uberaba (TEU). Este projeto foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo no município, e será apresentado nos dias 18, 19, 24, 25 e 26 deste mês.  Danielen afirma que esta proposta surge como um (re)encontro com o Cerrado Mineiro. “Quero compartilhar com artistas e comunidade uberabense as pesquisas que venho realizando”, pontua. Ela observa que Corpófera emergiu dos estratos intensivos, sensíveis e metamórficos do corpo-mulher da intérprete-criadora.  Autora e intérprete de Corpófera, Danielen Brandão, em cena Ela descreve que, durante a criação farejou os ossos e percorreu um lung drom (“longo caminho” em romani) que a levou à sua anc...

4ª Edição do Rock no Curral ‘Independência é Rock’

Vem aí a quarta edição do Rock no Curral A idealizadora e realizadora do evento, Mara Costa, espera um grande público para esta noite de muito rock and roll O Rock no Curral já está em sua quarta edição, e continua oferecendo ao público uma viagem pelo “bom e velho” rock’n roll, e também um ambiente com opções de comida e bebida para todos os gostos. E a data já pode ser colocada no calendário dos amantes da música de qualidade. O evento acontece no dia 06 de setembro, às 20h, no Sítio Capão Alto, e tem como slogan ‘Independência é Rock!’. A idealizadora e realizadora do Rock no Curral, Mara Costa, fala como surgiu esta empreitada. Além de fazer doces com frutas vindas direto de seu pomar, queijos e outras guloseimas, ela resolveu realizar o evento no curral do seu sítio, quando sempre contou com seus parceiros e patrocinadores. Nesta quarta edição, ela vai reunir grandes músicos para embalar a noite. Este ano as atrações confirmadas são DJ Breno Moraes, Banda Vinith e Edson Santana....

Colore & Ars - Grande final do Slam Ondaka

Sábado é a grande final do Slam Ondaka Está chegando o grande dia. Sete finalistas vão disputar uma vaga para o Slam MG A batalha de poesias Slam Ondaka chega à grande final da edição de 2025, que acontece no sábado (20), às 18h, na Casa da Tia Elaine (avenida Orlando Rodrigues da Cunha, 2767, bairro Abadia).  A entrada e a participação são sempre gratuitas.  No páreo ficaram sete finalistas que vão disputar uma vaga para o Slam MG e prêmios em dinheiro. O Slam Ondaka é a primeira batalha de poesias do Triângulo Mineiro e desde 2017 leva os poetas campeões para disputar a etapa estadual dessa competição que é mundial. Os finalistas são Rayene de Sousa, Dandara Helena, Zyan Matteo, João Francisco Trevisan Ferreira, Edson Fernando Militão, Wellington Sabino e Apenas o André. Conheça os finalistas - Rayene de Sousa, mais conhecida como Sousa, é poeta e ama a arte da escrita, cada frase repetida, os versos de canções e poesias. Ela é apaixonada pelo Congar, o que a deixa conectada...